sábado, 12 de fevereiro de 2011

Aulas 1 e 2 - o sumário possível

Aula 1
1. Apresentação do programa e do formato da cadeira. Discussão teórica, noção de paraliteratura,o princípio da amostra médica: bibliografia activa, bibliografia passiva.
2. Calendário e critérios de avaliação. Notificação: há que saber escrever correctamente...
3. Dom Quixote e Sancho Pança: aula viva/planificação. Há um modelo de trabalho, um programa claro. Mas, por vezes, a manta fica curta nos pés ou na cabeça. O texto escrito deve ser rigoroso, e aluno e professor têm por dever ler.
4: O dilema do intelectual no momento de agarrar a realidade: Elmer Fudd aos tiros ao Bugs Bunny.
5. Para que serve a crítica (a continuar)? A anedota do "crítico de cinema": contar o fim, lamentar que o casaco azul não seja verde.

Aula 2
1.Linhas de leitura - amostra: história do Careca e da partida de mau gosto.
2.Camões: "E tal o amor tiverdes tereis o entendimento de meus versos".
2.1. que 'amor' é este? Pode ser substituído por outras qualidades?
2.2. Contributos para uma teoria da recepção.
3. Amostra de 2.1: Fernando Aguiar - como assim, um soneto?
4. O texto conforme e o texto disforme (a desenvolver em aulas futuras, nomeadamente sobre Imprensa decoração e cultura de massa). Dizer o que o leitor quer ouvir Vs. dizer o que se tem para dizer.
5. Exercício escrito (e teste-diagnóstico): "As palavras são apenas uma memória".

Por favor, se têm sumários alternativos, ou algo a acrescentar, coloquem aqui. Comparar notas é bom. E, obviamente, duas cabeças podem ter melhor memória que apenas uma.
(Excepto, naturalmente, em caso de divórcio - aí talvez o melhor fosse mesmo às vezes apagar as memórias, mas pronto.)

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